O Brasil é um país de extrema desigualdade social, que foi ainda mais percebida durante a pandemia. A pandemia trouxe novos ideais para a educação, já que essa teve que em tempo recorde se adequar a nova realidade do momento, a da educação exclusivamente online. O problema se encontrou no fato de que o Brasil não estava preparado tecnologicamente para tal mudança, escolas, professores e principalmente alunos de famílias carentes, sentiram na pele o desespero de ficarem para "trás" com as novas mudanças. Professores que não tinham como gravar aulas de suas residências, recorreram as escolas para realizar o procedimento, entretanto, muitas escolas não tinham aparelhos que comportassem programas para gravação e edição de vídeos, devido ao número crescente de famílias que não tinham acesso a internet, a escola necessitou imprimir inúmeras atividades, diários com a programação escolar semanal, juntamente com a explicação das atividades. Assim, aqueles que não tinham acesso a internet podiam recorrer as escolas, buscar e entregar as atividades preenchidas para a correção. Entretanto, os problemas não param por aí, inúmeros pais, não conseguiam ajudar seus filhos a realizarem as atividades, porque estes também não detinham conhecimento sobre como fazê-las, não podiam também ter acesso as aulas e explicações das atividades feitas pelo professor (a), já que não detinham o acesso a rede. Muitos alunos passaram com notas baixas, e o mais importante de se ressaltar, passaram de uma matéria a outra sem aprender nada, durante todo esse processo de ensino obrigatório a distância. O que faz pensar que muitos desses alunos, que ainda não terminaram o ensino médio, vão encontrar inúmeras dificuldades nós próximos anos, para compreender devidos assuntos. Assim como aqueles que já terminaram o ensino médio e agora precisam correr atrás do prejuízo, para ingressarem sem riscos em uma universidade, ou prestar vestibulares.Cabe ao professor e a equipe gestora de agora em diante, mediar os alunos e perceber suas necessidades e déficits, e assim se preciso for, preparar revisões de conteúdos que estejam interligados as novas matérias a serem estudadas pelos alunos, durante o novo ano letivo.
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